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Post Especial de Páscoa: Por que os ovos são tão caros?

26 de março de 2013

Estamos nos aproximando da páscoa, então vou fazer um post temático. Nos anos recentes (e no atual, principalmente), temos visto nas rede sociais a famosa campanha: “Não compre ovos de páscoa, compre barras de chocolate”. Geralmente ela vem acompanhada com o peso e o preço de cada um, mostrando que certa massa de ovo de chocolate pode chegar a ser até 4 vezes mais cara do que se fosse da mesma marca e do mesmo sabor, porém em formato de barra.

ovosdepascoa

Aqui, a palavra de ordem é valor agregado. Quando temos qualquer produto que apresente um design, uma apresentação e uma funcionalidade diferenciados, estamos dispostos a pagar mais caro por isso. Por exemplo, pagamos bem mais caro em um móvel de madeira de 10kg do que pagaríamos numa tora da mesma madeira com o mesmo peso. Isso porque sabemos que há um trabalho e uma arte envolvidos na transformação do produto. Mas permita-me explicar melhor:

No caso dos ovos de páscoa, o primeiro fator que salta aos olhos é a sazonalidade extrema do produto. Ou seja, o alimento é vendido apenas em uma época específica do ano, e é preciso que todo o custo de produção seja coberto pelas vendas nesse pequeno período. Já no caso das barras, alguns custos (principalmente com maquinário e instalações) podem ser diluídos ao longo do ano, pois sua demanda é contínua. Lembrando que na produção dos ovos são empregados equipamentos extras e com maior tecnologia, os quais ficam muitos meses parados e sem manutenção.

Entretanto, é importante ressaltar que muitas vezes o processo de fabricação dos ovos é muito menos mecanizado do que o das barras, o que gera um aumento no tempo de seu processamento (praticamente o dobro). Por isso, para dar conta da demanda já naturalmente inflada, é necessário contratar um excedente significativo de mão-de-obra temporária. E mais: é necessário treinar esses funcionários para que saibam lidar com equipamentos diferenciados ou mesmo com um processo mais artesanal.

Além disso, existem dois fatores que também contribuem muito para o alto preço dos ovos: armazenagem e transporte. Quando lidamos com logística, o volume passa a importar bem mais do que o peso, já que existe uma capacidade máxima nos veículos de carga (onde paga-se por viagem) e nos pátios de estoque (onde paga-se por metro quadrado). Os ovos, por seu formato, não somente ocupam muito mais espaço do que as barras de mesmo peso, como também são mais difíceis de empilhar. Isso sem contar que a fragilidade do produto pode exigir ainda cuidados especiais de transporte e armazenagem, para garantir sua integridade ao chegar ao consumidor.

Por fim, gostaria de apresentar nosso último vilão: a embalagem. Além do fato de se utilizar mais material de embalagem em cada produto (pelo mesmo motivo do volume acima), é necessário empregar materiais diferenciados, que são mais caros, por conta da fragilidade e da apresentação do produto. Aquele copinho plástico, na base do ovo para que ele “pare em pé”, é apenas um exemplo de custo a mais para o produto. Podemos incluir aqui também envoltórios mais resistentes e chamativos, alumínios, saquinhos para bombons ou brindes, fitas, etc.

Somando todos esses fatores e alguns outros (como marketing, brindes, etc), fica mais fácil perceber porque o custo do ovo de chocolate não é comparável com o da barra. De fato, o preço do chocolate em si representa apenas 30% do preço total do ovo. Portanto, você pode ficar à vontade para comprar barras, picanha, economizar 20 anos e comprar um carro, ou seja lá o que a campanha da vez esteja pregando. Mas lembre-se que existem vários motivos para que os ovos de páscoa custem o que custam.

Fontes:

– Sobre o preço dos ovos: http://ndonline.com.br/joinville/noticias/26721-por-que-os-ovos-de-pascoa-sao-tao-mais-caros.html

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From → Temáticos

20 Comentários
  1. Muito interessante!!!!! Super legal quando vc desfaz os mitos “classe-média-sofre”! Não quer comprar ovo de Páscoa, não compre!!!!!!! 😛

  2. Carol Amgarten permalink

    Sensacional!!!! Nunca tinha pensado em tudo isso de forma conjunta!!! ^^ Bjs Menxique e o blog tá mto bom!

  3. Valeu, meninas!

  4. Bruna Gomes permalink

    Eu acho que a resposta é bem mais simples que isso: ovos de páscoa custam caro porque as pessoas compram eles mesmo sendo caro.
    Concordo que tem custos logísticos, de produção, etc, mas eu acho que isso se torna moderadamente irrelevante quando se trata de empresas grandes, já que o custo fica diluído entre todos os diferentes produtos que eles vendem.

    Concordo que o custo de produção de um ovo é maior que o de uma barra de chocolate (pelos motivos que você mencionou e talvez outros mais). Mas vamos supor: o custo de produzir uma versão especial de uma barra de chocolate X, que leve cacau da polinésia, nozes do caribe e tem uma embalagem especial, deve custar muito mais pra ser produzido do que o ovo normal de chocolate. E nesse caso, ainda assim, ele custa no máximo uns 50-70% a mais que uma barra “normal” — só reparar quando tem esses lançamentos.

    Os ovos de páscoa só têm esse preço absurdo porque todo o mundo paga, e vão continuar pagando por bastante tempo!

  5. Oi Bruna,
    Nesse post eu estou me referindo mais aos ovos populares, como os da Nestlé e da Lacta, e não entrei no mérito de ovos especiais com “cacau da polinésia”.
    De acordo com a minha pesquisa, o chocolate realmente acaba representando só 30% do custo daqueles ovos, o que justifica que ele seja pelo menos 3 vezes mais caro.
    Concordo que as pessoas pagam o preço e por isso as empresas continuam fazendo. Afinal, para ter esse trabalho todo que eu descrevi no texto, a empresa precisa ter certeza que isso dará lucro, se não, não o faria.
    O que me deixa encucado é que as mesma pessoas que criticam o preço dos ovos são aquelas que compram roupas e tênis de marca, por exemplo. É a mesma coisa que você falou: são caros porque as pessoas pagam baseado num valor agregado (e até mesmo num status)

  6. Excelente, Menxique. Eu sempre percebi o alto preço dos ovos como consequência do valor agregado pelo design e pelo status ao adquirir o produto, porém nunca tinha pensando sobre todos os outros fatores listados por você.
    E também estranho que as mesmas pessoas que fazem a “campanha da barra” são os consumidores de outros produtos de luxo…mas é a modinha de feriado que o pessoal adere sem fazer uma reflexão de fato antes de sair compartilhando.
    o blog tá ótimo!

  7. Adorei! Sem mais.

  8. Menchik fico feliz de vc nao culpar os donos de Supermercado (pq senão um colega seu de faculdade iria te puxar pelas orelhas eheheeh) . Parabéns pelo blog . Abraço

  9. É pagode, dessa vez a culpa não foi dos varejistas…Mas aguarde, que a hora de vocês irá chegar 😛

  10. tuti permalink

    Tem ano que eu não compro porque abusam nos preços e também fico meio enjoada, afinal são os mesmos chocolates e a maioria é puro açúcar, mas quando tenho vontade, compro logo quando já liberam as vendas, porque pelo preço que colocam na semana da páscoa, não pago nem ferrando! prefiro ficar nas barrinhas!

  11. isabela permalink

    Sensacional, como sempre!!!! Muitas pessoas, por falta de informação, acham o preço dos ovos abusivo. É necessário entender de onde vem a estimativa dos preços. Parte dos ovos não será vendida, o que acarretará em uma “não-venda” pela empresa. Existem muitos fatores, não somente o “lucro abusivo” como muitos falam…
    Bom, para quem quer economizar, comprem as usuais barras de chocolate =D

    • Pedro Menchik permalink

      Uhul, finalmente vc comentou!

  12. Muito bom, gostei muito da quantidade de conhecimento que você passou no texto, realmente apresentou argumentos válidos, apresentou até noções de logística, tudo isso em um pequeno texto. Parabéns, Pedro

    • Pedro Menchik permalink

      Obrigado!

  13. Alexander permalink

    Realmente os custos são maiores no ovo de pascoa, mas até 300% é exorbitante. Uns 20 até 30% mais estaria bom. É a história do “se colar, colou.” como acontece com os automóveis. Continuamos pagando o dobro e recebendo metade.

  14. Wilson Costa permalink

    As constantes crises no Brasil, e este ano, mais especificamente, fazem com que as pessoas busquem apenas pelo menor preço, sem levar em conta que o artesanal custa mais, pois envolve(entre outros custos citados no post)a mão de obra humana. Em vez de protestar porque uma empresa produz, gera empregos e paga seus impostos(mais de 34 que eu saiba) e isto tem um preço final maior, se atenham ao que estão dispostas a pagar. Será que o sorriso de uma criança recebendo um lindo ovo, ou um coelhinho não tem um grande valor? É esse valor que buscamos quando presenteamos alguém!! Que aquela pessoa se sinta valorizada e aprecie o que ganhou. É a velha discussão da época de Natal. O que uma criança curte mais? ganhar uma linda(e barata) roupa ou um lindo(e as vezes mais caro) brinquedo??

  15. priscila permalink

    mas aquele post que está rolando na internet que a exportação dele o preço final sai mais barato lá fora do que aqui no Brasil isso realmente procede? pq se aquilo for verdade que eles são vendidos em média a 7 dólares lá fora o pq ele custa 50,60 até 70,00 aqui no Brasil? O custo de produção não é o mesmo? e exportá-lo tem um custo maior?

  16. Ronald permalink

    Muito bem explicado!!!!! Agora sobre o mesmo chocolate Garoto feito aqui e o vendido no USA com um preço até 80% menor???? O custo tem que ser pago pelos consumidores brasileiros? Ou a indústria faz isso pq tem um consumidor no mercado interno que não se importa em pagar este valor à maior ou ainda ela quer testar a sua capacidade de iludir o consumidor (bu…..desinformado hehehehe) e até quanto ela pode subir o preço????

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